terça-feira, 23 de junho de 2015

A APSI nas Conversas com Barriguinhas

A APSI marcará presença no evento "Conversas com Barriguinhas" com duas palestras dedicadas ao tema "Segurança no bebé". Estas sessões terão lugar no Hospital da Arrábida, em Vila Nova de Gaia e no Hospital Particular do Algarve, em Faro.



sexta-feira, 5 de junho de 2015

Semana da Segurança Infantil - Açores

 
A Semana de Segurança Infantil foi desenvolvida pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil na Região Autónoma dos Açores. Este projeto, financiado pelo Fundo do Consumidor, pretendeu promover os direitos dos consumidores, pelo que foi estruturado com o objetivo principal de sensibilizar e capacitar técnicos, pais e crianças residentes nos Açores para a promoção da Segurança Infantil, nas suas diversas vertentes, nomeadamente, segurança rodoviária, em casa, nos espaços escolares, de lazer e desportivos.

Assim, ao longo de uma semana, a APSI desenvolveu várias ações, atividades e palestras que permitiram aumentar o conhecimento, alargar competências e capacitar muitos profissionais, famílias e crianças para a prevenção de acidentes em crianças e jovens. O projeto foi desenvolvido nos Açores, por ser uma região onde escasseia a formação especializada sobre este tema.

Assim, nos dias 18 e 19 de maio duas técnicas de segurança infantil da APSI estiveram em Ponta Delgada na ilha de São Miguel e nos dias 19, 20 e 21 na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a desenvolver diferentes ações: consultórios de Segurança para famílias, workshops de Segurança Infantil para profissionais, aulas de Segurança para alunos do 3º e 4º ano de escolaridade e ações de educação parental para pais. Nestas ações participaram um total de 801 pessoas.
 

Para este projeto, foram produzidos dois folhetos que foram entregues a todos os envolvidos: “Produtos para bebés e crianças: Escolha correta e utilização segura - ARTIGOS DE LAZER E DE PROTEÇÃO” e “Produtos para bebés e crianças: Escolha correta e utilização segura - ARTIGOS DE PUERICULTURA E MOBILIÁRIO”.

A APSI teve ainda a oportunidade de participar numa entrevista em direto, na RTP Açores, no dia 18 de Maio, no Programa “Açores Hoje”. Pôde assim reforçar a divulgação deste projeto, dar a conhecer a APSI e o trabalho que desenvolve desde 1992, e sensibilizar a população para a possibilidade de recorreram a esta associação para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento em todas as áreas de segurança infantil e prevenção de acidentes com crianças e jovens.
 

Por fim, a APSI gostaria de agradecer a todas as pessoas e instituições que ajudaram no sucesso da Semana da Segurança Infantil nos Açores, nomeadamente à ACRA de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, Centro Cultural e de Congressos de Angra de Heroísmo, Coingra, Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, Escola Básica Integrada de Ponta Delgada, Fórum Terceira, LGM, Loja Mo da Praia da Vitória, Parque Atlântico, e Prenatal de Ponta Delgada.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Afogamentos

No último fim de semana, duas crianças de 3 anos morreram afogadas em piscinas. Uma em Óbidos, outra em Lagos. Aparentemente foram as primeiras mortes por afogamento este ano mas o Verão ainda nem começou.

O que mais incomoda é que estes afogamentos aconteceram como tantos outros e podiam ter sido evitados.


Se tem piscina em casa, no local onde vai passar férias ou nas redondezas garanta que está devidamente protegida com uma vedação. A medida mais eficaz na redução dos afogamentos com crianças pequenas é a existência de barreiras físicas que dificultem o acesso da criança e retardem o seu contacto com a água, dando mais tempo ao adulto para colmatar uma falha de vigilância.


A vedação não pode permitir a passagem de uma criança por cima, por baixo ou através dela, nem ser escalável. Ou seja, uma vedação eficaz tem que ter as seguintes características:
  • No mínimo, 110 cm de altura, sem elementos que possam servir de apoio para trepar (elementos onde a criança possa por os pés ou as mãos);
  • No máximo, 9 cm de distância entre elementos verticais;
  • Um portão com abertura para o exterior (do recinto da piscina), com um sistema de fecho automático;
  • Ter o fecho do portão fora do alcance das crianças, ou um mecanismo de fecho só possível de abrir através de duas ações distintas e coordenadas;
  • Alguma transparência, de forma a que o recinto da piscina seja visível do exterior.
Para mais informações sobre a segurança na água veja o filme da APSI “Um segundo pode durar para sempre: prevenção dos afogamentos” e consulte o nosso folheto sobre prevenção de afogamentos.