quinta-feira, 7 de maio de 2015

APSI lança filmes didáticos para famílias


Graças ao apoio da Missão Sorriso 2013, a APSI pôde concretizar uma ideia que há muito tempo desejava por em prática: criar filmes didáticos para famílias sobre a prevenção de acidentes.

Os filmes Um segundo pode durar para sempre foram criados com o intuito de tornar acessível a todas as famílias, informação útil e prática sobre a prevenção de acidentes com crianças. A partir de situações do dia-a-dia, são demonstradas de forma muito concreta, as medidas e comportamentos a adotar para evitar os acidentes. As situações retratadas facilitam a identificação dos perigos e a aprendizagem das medidas de prevenção dos acidentes, mesmo por famílias com menor nível de literacia ou cuja língua materna não é o português. 


Foram criados 3 filmes:

Filme 1 - Acidentes Rodoviários

 
  Filme 2 – Afogamentos


Filme 3 – Quedas





Tendo sido concebidos, principalmente, para serem visionados pelas famílias nas salas de espera dos serviços de saúde (consultas, serviços de urgência, vacinação), podem igualmente ser utilizados pelos profissionais de saúde, nos cursos para a parentalidade, preparação para o parto, sessões de educação para a saúde para as famílias e comunidade no geral, entre outros.
A gravação dos filmes e respetiva produção foi feita em 2014, tendo a sua distribuição pelas unidades de saúde locais já sido iniciada.

Brevemente será também possível visioná-los nas repartições de finanças e nos serviços da Segurança Social, graças ao apoio da Direção Geral de Impostos e Instituto de Segurança Social.

Os padrinhos da APSI, Ana Galvão e Nuno Markl participaram nos filmes, assim como, um grupo muito alargado de crianças e adultos que integraram o elenco.

A APSI agradece a todos os miúdos (e respetivas famílias) e graúdos que aceitaram o desafio para integrar o elenco dos filmes:

Crianças: Andreia Santos, Constança, Francisca Maria, Gustavo Lira, Henrique Ranhola, João Nicolau Cruz, Madalena Oliveira, Madalena Ranhola, Margarida Moreira, Matilde Inácio, Rúben Silva, Simão Lira, Teresa,Tomás Lucas,Tomás Silva, Vasco, Vicente Costa
Adultos: André Felício, Catarina Calado, Ivone Bastos, Manuela Fonseca, Maria de Fátima Sousa, Nuno Ranhola, Patrícia Costa, Rui Cruz, Sofia Rodrigues

Aos seus padrinhos Ana Galvão e Nuno Markl

À Junta de Freguesia de Santo Estevão, a Armando Machacas e Ernesto Beça Moreira.

A Manuela Fonseca e Rui Cruz pela disponibilidade e ajuda incansável sem as quais não tinha sido possível concretizar este projeto.

À Mor Design e Digital Azul, responsáveis, respetivamente, pela criação e produção dos filmes, pela sua capacidade de fazer “milagres” com os reduzidos recursos financeiros disponíveis e pela carolice e disponibilidade que demonstraram ao longo de todo o processo.


Sem comentários:

Enviar um comentário