segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Projeto BIP/ZIP: "Ruas do Bairro, Amigas da Criança”

A envolvente rodoviária e os trajetos casa-escola são percecionados muitas vezes como inseguros e restritivos à livre deslocação das crianças. Para além disto, são também muitas vezes impeditivos da utilização de modos de deslocação mais suaves e saudáveis - como andar a pé em grupo ou de bicicleta. A quantidade de trânsito, a velocidade excessiva junto à escola e o estacionamento abusivo dificultam a deslocação das crianças e a sua visibilidade e acessibilidade nas passadeiras.

Esta realidade exige que se analise e repense o espaço
à volta da escola e nos trajetos casa-escola e a sua utilização, com a perspetiva de melhorar a mobilidade e acessibilidade das crianças e promover estilos de mobilidade mais saudáveis. Desta forma, contribui-se para aproximar as pessoas que vivem no bairro e criar e fortalecer as relações de vizinhança e confiança, para a existência de um bairro com menos poluição e um espaço público mais agradável e para uma maior acessibilidade aos serviços e oportunidades existentes no bairro por outros utilizadores vulneráveis, como os idosos.

Com o propósito de atingir estes objetivos e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a APSI, a ACA-M, a Escola Básica de 1º Ciclo Sampaio Garrido, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Sampaio Garrido e a Escola Básica de 1º Ciclo Natália Correia irão desenvolver o Projeto “Ruas do Bairro, Amigas da Criança”, nos territórios dos Anjos e da Graça.

Começámos a semana passada com uma atividade dirigida aos alunos dos 3º e 4º anos. Estes foram desafiados a observar as ruas à volta da escola e a identificar aspetos considerados agradáveis e positivos, por um lado, e as dificuldades e obstáculos, por outro, nos diferentes trajetos.

Vá acompanhando a evolução deste projeto aqui no blog e, em breve, no nosso site!





 

Sem comentários:

Enviar um comentário