Todos os dias várias crianças recorrem aos serviços de saúde com ferimentos causados por produtos, muitas vezes feitos especificamente para elas.
Exemplo disso é o caso da Maria.
A Maria de 13 meses e o Pedro com 4 anos foram com os pais ao café. Os pais tiraram um brinquedo surpresa daquelas máquinas com ovinhos, para o Pedro, e saiu um pião. Brincou até que se fartou e depois pô-lo em cima da mesa.
Ao colo da mãe, a Maria agarrou-o e meteu-o na boca. Em segundos, o pião encaixou na garganta e tapou completamente a entrada de ar, o que originou a asfixia.
O Pai conseguiu arrancar-lho à força e fazer reanimação até chegar o INEM. A Maria sofreu lesões internas (pneumotórax e hemotórax) e teve que ser internada, mas sobreviveu!
_________________________________
Estas situações podem acontecer quando um produto tem defeito, está partido, faltam peças, é muito antigo ou quando é utilizado incorretamente, por exemplo quando não são respeitadas as indicações referentes à idade ou peso da criança. Na maior parte dos casos, os riscos associados a determinados produtos não são tidos em conta por parte dos consumidores.
No dia em que se comemora mais um aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a APSI lança o GUIA DIGITAL DE SEGURANÇA – PRODUTOS PARA CRIANÇAS atualizado com novas categorias de produtos e mais áreas de interesse, com o objetivo de dar resposta às necessidades sentidas pelos consumidores.ⁱ
A partir de hoje, para além dos artigos de puericultura e mobiliário, a APSI disponibiliza informação sobre equipamentos lúdicos e de lazer, equipamentos de proteção individual e de proteção da casa, assim como os cuidados a ter com produtos em segunda mão.
Este GUIA, disponível em (http://www.apsi.org.pt/guiaprodutoscriancas), pretende fomentar uma atitude mais atenta e crítica relativamente a estes produtos, uma tomada de decisão mais informada no momento da compra e os cuidados a ter na sua utilização. Para além das fichas de cada produto que as famílias podem imprimir para terem consigo no momento da compra, a informação está agora mais icónica e colorida em algumas áreas.
Este projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.
Explore este GUIA DE SEGURANÇA e dê-nos a sua opinião!
ⁱBaseado na avaliação dos utilizadores do Guia desde 2017
Sem comentários:
Enviar um comentário