quarta-feira, 16 de março de 2016

Projeto "Ruas do Bairro, Amigas das Crianças"


O projeto "Ruas do Bairro, Amigas das Crianças", elaborado em parceria com a ACA-M, o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Sampaio Garrido e financiado pelo programa BIP/ZIP da CML, está a desenvolver-se a passos largos…

Ao longo do 1º trimestre, implementou-se nas Escolas Básicas Sampaio Garrido e Natália Correia, a 1ª atividade deste projeto. Esta pretendia caracterizar os padrões de mobilidade e acessibilidade das crianças e famílias e fazer o levantamento das suas perceções, expetativas, dificuldades e necessidades, nas deslocações de e para a escola. Recorremos a diversas metodologias de trabalho, como por exemplo, questionários, grupos de foco, trabalhos em sala de aula com os alunos e no exterior para observação prática de comportamentos no ambiente rodoviário e das infraestruturas rodoviárias.

Estamos agora em pleno desenvolvimento da 2ª atividade do nosso projeto, o Pedibus. Esta atividade pretende que haja deslocações de casa para a escola e da escola para casa, feitas a pé por um grupo de crianças acompanhado por adultos. Desta forma, pretende-se que as crianças:

  • Cheguem à escola com segurança e a horas; 
  • Pratiquem exercício físico regular, aumentando os níveis de memória e concentração e reduzindo os índices de sedentarismo atuais; 
  • Ganhem autonomia e sentido de responsabilidade; 
  • Desenvolvam experiência enquanto parte de uma equipa; 
  • Aprendam as regras de segurança na estrada de uma forma prática e supervisionada; 
  • Se familiarizarem com o seu bairro; 
  • Façam amigos e se desloquem de e para a escola de uma forma divertida; 
  • Cheguem à escola ativos e preparados para aprender.

Assim e antes de se implementar a atividade, que terá início a 11 de abril, realizámos, durante duas semanas, diversas atividades em sala de aula. Os alunos de 1º e 2º ano ficaram encarregues de criar o logotipo do Pedibus, já os do 3º e 4º ano ficaram responsáveis pela criação do panfleto.

Estes materiais foram elaborados pelos alunos para servirem como ferramentas chave de apresentação e divulgação às famílias e moradores do bairro, sobre o que é o Pedibus, quais as suas vantagens e quais as suas regras de funcionamento. Estes dois recursos pretendem sensibilizar a população para a utilização de modos de deslocação mais suaves e saudáveis, como andar a pé.


Apoio:

 




Sem comentários:

Enviar um comentário