sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ALTA SEGURA - Transporte do recém-nascido desde o 1º dia de vida

Desde sempre que a APSI defende que o bebé, desde o primeiro dia de vida e na primeira viagem (da maternidade para casa), seja transportado em segurança. Têm sido inúmeras as iniciativas e ações desenvolvidas ao longo dos anos, com este intuito – desde um programa de empréstimo de cadeirinhas entre 1994 e 2001, à formação parental, até à formação de profissionais de saúde da área da saúde materna e infantil.


O ALTA-SEGURA - um programa da APSI para o transporte seguro do recém-nascido no automóvel – surge em 2011, criando o que até então não existia: as condições e procedimentos para a operacionalização de uma intervenção sistemática e harmonizada na área do transporte da grávida e do recém-nascido, nas maternidades.


Através do ALTA SEGURA, a APSI pretende dotar as maternidades aderentes com recursos materiais e técnicos para a implementação de um serviço de apoio e aconselhamento a grávidas e famílias de recém-nascidos.



Este consiste em:
  •  Aconselhamento, durante a gravidez, sobre os cuidados a ter na escolha e na instalação da cadeirinha para automóvel para o transporte dos recém-nascidos.
  • Prática e treino da instalação da cadeirinha com a família, durante o internamento.
  • Acompanhamento da família ao automóvel no dia da alta para verificação da instalação correta da cadeirinha.


Foi no Algarve, com o apoio inicial do Fórum Algarve, que o ALTA SEGURA foi lançado em todos os hospitais com maternidade da região – Hospital de Faro, Hospital de Portimão (ambos do Centro Hospitalar do Algarve) e Hospital Particular do Algarve. Em 2014, e graças à angariação de receitas feita pela APSI através da plataforma NovoBanco Crowdfunding, foi possível assegurar a continuidade do mesmo nestes hospitais, que têm o ALTA SEGURA a decorrer há mais de 3 anos.


A APSI faz a formação dos profissionais envolvidos no projeto e presta apoio técnico à implementação do programa em cada local, para além de disponibilizar os recursos materiais necessários.

 

Recentemente, e graças a uma parceria da APSI com a José de Mello Saúde, o Alta Segura chega agora às maternidades CUF, nomeadamente, CUF Descobertas e CUF Porto.

Sem comentários:

Publicar um comentário