Todos os dias várias crianças recorrem aos serviços de saúde com ferimentos causados por produtos, muitas vezes feitos especificamente para elas. Exemplo disso é o caso da Maria. A Maria de 13 meses e o Pedro com 4 anos foram com os pais ao café. Os pais tiraram um brinquedo surpresa daquelas máquinas com ovinhos, para o Pedro, e saiu um pião. Brincou até que se fartou e depois pô-lo em cima da mesa. Ao colo da mãe, a Maria agarrou-o e meteu-o na boca. Em segundos, o pião encaixou na garganta e tapou completamente a entrada de ar, o que originou a asfixia. O Pai conseguiu arrancar-lho à força e fazer reanimação até chegar o INEM. A Maria sofreu lesões internas (pneumotórax e hemotórax) e teve que ser internada, mas sobreviveu! _________________________________ Estas situações podem acontecer quando um produto tem defeito, está partido, faltam peças, é muito antigo ou quando é utilizado incorretamente, por exemplo quando não são respeitadas as indicações referentes à idade ou peso da criança. Na maior parte dos casos, os riscos associados a determinados produtos não são tidos em conta por parte dos consumidores. No dia em que se comemora mais um aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a APSI lança o GUIA DIGITAL DE SEGURANÇA – PRODUTOS PARA CRIANÇAS atualizado com novas categorias de produtos e mais áreas de interesse, com o objetivo de dar resposta às necessidades sentidas pelos consumidores.ⁱ A partir de hoje, para além dos artigos de puericultura e mobiliário, a APSI disponibiliza informação sobre equipamentos lúdicos e de lazer, equipamentos de proteção individual e de proteção da casa, assim como os cuidados a ter com produtos em segunda mão. Este GUIA, disponível em (http://www.apsi.org.pt/guiaprodutoscriancas), pretende fomentar uma atitude mais atenta e crítica relativamente a estes produtos, uma tomada de decisão mais informada no momento da compra e os cuidados a ter na sua utilização. Para além das fichas de cada produto que as famílias podem imprimir para terem consigo no momento da compra, a informação está agora mais icónica e colorida em algumas áreas. Este projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores. Explore este GUIA DE SEGURANÇA e dê-nos a sua opinião!
ⁱBaseado na avaliação dos utilizadores do Guia desde 2017
Graças às famílias portuguesas, a APSI é finalista aos Pumpkin Awards na categoria de Melhor Causa Solidária para Famílias e Crianças! Os Pumpkin Awards são uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende celebrar o que de melhor se faz em Portugal para promover a felicidade das famílias. Depois da fase de menção, a APSI chegou agora à fase final desta iniciativa e precisa novamente do vosso apoio. Até 11 de novembro todos poderão participar e votar nos preferidos em cada categoria disponível. A APSI é finalista na categoria de Melhor Causa Solidária para Crianças e Famílias e está a contar com a votação de todas as famílias :) Nesta categoria, a entidade vencedora terá um prémio especial que será proporcional à participação das famílias: por cada voto a entidade vencedora receberá 5 cêntimos em numerário, bens ou serviços. A categoria Melhor Causa para Crianças e Famílias é o ponto número 5 do formulário de votação. Vamos ajudar a APSI a vencer esta iniciativa! -> VOTAR Estamos a contar com todos vós!
A estrada conta histórias. Nem todas têm um final feliz. Este é o tema da campanha internacional a propósito do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que se celebra no dia 18 de novembro (3º domingo do mês). A organização da campanha e da cerimónia nacional que assinala este Dia Mundial em Portugal é assegurada desde 2004 pela “Liga de Associações Estrada Viva”, que integra várias organizações sem fins lucrativos, entre as quais a APSI.
A Cerimónia Nacional vai decorrer em Castelo Branco no dia 18 de novembro, a partir das 11h. Programa da sessão Um dos propósitos principais desta celebração é dar voz aos sobreviventes, familiares e amigos de vítimas da estrada, proporcionando-lhes um momento para publicamente darem o seu testemunho e prestarem a sua homenagem aos seus entes-queridos. O tempo para estes testemunhos é colocado no programa, na sessão solene. Para partilhar o seu testemunho poderá: - Enviar a sua mensagem via WhatsApp. Grave uma mensagem de voz com uma duração inferior a 5 minutos, usando a aplicação no seu smartphone e envie para o número +351 962 425 907 (WhatsApp Estrada Viva); - Gravar a sua mensagem por outros meios e enviar o ficheiro de som para o email: estradaviva@gmail.com - Para se inscrever para dar o seu testemunho publicamente na Sessão Solene da cerimónia em Castelo Branco (dia 18/11, da parte da manhã), envie um e-mail para estradaviva@gmail.com ou ligue para 931406941;