sexta-feira, 5 de junho de 2015

Semana da Segurança Infantil - Açores

 
A Semana de Segurança Infantil foi desenvolvida pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil na Região Autónoma dos Açores. Este projeto, financiado pelo Fundo do Consumidor, pretendeu promover os direitos dos consumidores, pelo que foi estruturado com o objetivo principal de sensibilizar e capacitar técnicos, pais e crianças residentes nos Açores para a promoção da Segurança Infantil, nas suas diversas vertentes, nomeadamente, segurança rodoviária, em casa, nos espaços escolares, de lazer e desportivos.

Assim, ao longo de uma semana, a APSI desenvolveu várias ações, atividades e palestras que permitiram aumentar o conhecimento, alargar competências e capacitar muitos profissionais, famílias e crianças para a prevenção de acidentes em crianças e jovens. O projeto foi desenvolvido nos Açores, por ser uma região onde escasseia a formação especializada sobre este tema.

Assim, nos dias 18 e 19 de maio duas técnicas de segurança infantil da APSI estiveram em Ponta Delgada na ilha de São Miguel e nos dias 19, 20 e 21 na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a desenvolver diferentes ações: consultórios de Segurança para famílias, workshops de Segurança Infantil para profissionais, aulas de Segurança para alunos do 3º e 4º ano de escolaridade e ações de educação parental para pais. Nestas ações participaram um total de 801 pessoas.
 

Para este projeto, foram produzidos dois folhetos que foram entregues a todos os envolvidos: “Produtos para bebés e crianças: Escolha correta e utilização segura - ARTIGOS DE LAZER E DE PROTEÇÃO” e “Produtos para bebés e crianças: Escolha correta e utilização segura - ARTIGOS DE PUERICULTURA E MOBILIÁRIO”.

A APSI teve ainda a oportunidade de participar numa entrevista em direto, na RTP Açores, no dia 18 de Maio, no Programa “Açores Hoje”. Pôde assim reforçar a divulgação deste projeto, dar a conhecer a APSI e o trabalho que desenvolve desde 1992, e sensibilizar a população para a possibilidade de recorreram a esta associação para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento em todas as áreas de segurança infantil e prevenção de acidentes com crianças e jovens.
 

Por fim, a APSI gostaria de agradecer a todas as pessoas e instituições que ajudaram no sucesso da Semana da Segurança Infantil nos Açores, nomeadamente à ACRA de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, Centro Cultural e de Congressos de Angra de Heroísmo, Coingra, Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, Escola Básica Integrada de Ponta Delgada, Fórum Terceira, LGM, Loja Mo da Praia da Vitória, Parque Atlântico, e Prenatal de Ponta Delgada.

Sem comentários:

Publicar um comentário